domingo, 30 de outubro de 2011

Por Franklim Alves

Um dos orgulhos que o povo brasileiro pode ter e que está na constituição federal, é o direito à liberdade de expressão. Que garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar e receber informações e idéias de todos os tipos, independentemente da intervenção de terceiros. Isto pode ocorrer oralmente, de forma escrita, através da arte ou de qualquer meio de comunicação.


Franklim Alves, do 'Tolerância Zero'
Com a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), o direito à liberdade de expressão passou a ser compreendido como base para a consolidação dos regimes democráticos e a efetivação de demais direitos humanos e liberdades fundamentais. Desde então, o direito à liberdade de expressão é garantido por tratados internacionais e reconhecido por diversos países em suas legislações domésticas.

Tais documentos buscam estabelecer princípios para a liberdade de expressão, de forma a garantir a livre manifestação e circulação de idéias e opiniões podendo ser exercida pelos mais variados grupos étnicos, religiosos, sociais, etc.

Em minha trajetória ao longo dos meus 23 anos que trabalho como jornalista, já sofri muitas ameaças de pessoas que, por sua ignorância, queriam privar o direito da minha liberdade de expressão. Geralmente políticos que na maioria das vezes ficavam indignados por denunciarmos suas falcatruas..

Ou seja, suas roubalheiras. Nunca me calei, pois no dia em que as ameaças calarem a boca da comunicação, e a plena liberdade de expressão, o povo vai gemer ainda mais. Em uma conversa formal que tive com um grande amigo que é juiz, ele me disse: “Franklin, no dia em que nós magistrados, vocês jornalistas, e nossos irmãos policiais nos submetermos a ameaças, a sociedade perecerá."

Há cinco meses trouxemos uma unidade do nosso jornal para Tocantinópolis, o Jornal Tolerância Zero, para cobrir na região, 82 municípios nos estados de Tocantins, Maranhão e Pará (jornal mensal).

Já tivemos duas edições e vamos para a terceira. Na segunda edição, fiz uma matéria que retratava a perseguição por parte do Prefeito Kleiton Paulo, da cidade de Nazaré – TO, para com as pessoas que fazem parte da base política do Deputado Moreira. O intuito era alertar a sociedade e seus poderes constituídos, que o povo não pode e de forma nenhuma poderia sofrer por intrigas políticas.

A reportagem tinha o título: O Excêntrico No Poder. Já na nossa primeira edição, fiz uma matéria em favor dos professores da cidade de Maurilândia-TO., que tinha como título “O Laranja”. A reportagem falava sobre a falsificação das assinaturas, e do roubo do abono salarial dos professores de Maurilândia, que na época o então prefeito Alvino de Sousa junto com seu comparsa e sobrinho Gilderlan Ribeiro de Sousa Melo, então secretário de finanças, que estão sendo acusados de falsificar assinaturas e roubar o dinheiro do abono salarial dos professores. E que agora seu Gilderlan, Prefeito, pela a decisão do tribunal de justiça teve cassado seu mandato.

Pois bem.. Estava eu por volta das 11:30 da manhã de ontem, 26 de outubro no lanche da senhora Dijé, próximo o banco do Brasil, quando o senhor Gilderlan, junto com dois senhores, se aproximaram para me questionar sobre a reportagem que fiz sobre sua pessoa, (O Laranja) que segundo ele, tinha Influenciado muito na decisão do tribunal de justiça em relação a cassação de seu mandato de prefeito do município de Maurilândia.

De maneira educada, respondi a ele que nós, trabalhadores da comunicação, temos o dever de transmitir ao povo a realidade dos fatos, que por muitas das vezes não agradam a alguns, e que no passado fizemos uma reportagem negativa sobre ele, mas que no futuro poderia ser positivo, o que iria determinar seriam suas atitudes.

Ele por sua vez, visivelmente alterado, questionou sobre a minha amizade com Paulo Labre, contador de minha empresa. Ao longo da conversa disse, usando essas palavras. "Fique atento você e o Paulo Labre", que segundo ele nossa reportagem tinha influenciado muito na cassação e perca de seu mandato. Direcionei-me a Delegacia De Polícia e representei T.C.O para que no próximo dia 22, o Sr Gilderlan explique para o Juiz o que ele quis dizer, quando usou a expressão “Fiquem atentos, você e o Paulo Labre”.

Caro Sr. Gilderlan, a liberdade de expressão existe, mas não podemos usá-la para ameaçarmos as pessoas. Hoje a justiça está muita atenta sobre os políticos que desviam verbas públicas, o que para mim é roubo. Pessoas como você e seu tio, que foram denunciados pelo Ministério Público e estão sendo processados.

Caso a justiça prove suas falcatruas, em minha opinião os senhores deveriam ir para a cadeia. Se você observar seu processo, e o processo que ainda vai ser movido contra sua pessoa sobre a falsificação das assinaturas dos professores, não está muito difícil disso acontecer. O senhor não teve o parecer favorável no fórum de Itaguatins, e no Tribunal de Justiça. E quando for para o (S.T.F) Supremo Tribunal Federal, aí que a coisa vai ser feia para o senhor.

Um conselho: por que o senhor não canaliza suas energias para dar explicações para a justiça e pais de família de Maurilândia que tem seus filhos estudando na rede pública, os professores que votaram no senhor, e como está sendo provado suas mentiras, então você traiu a confiança a todos. Pois não imagino como o senhor encara essas pessoas. Você deve ter um grande estoque de Óleo de Peroba. Lembre-se o meu jornal tem o nome de 'Tolerância Zero' não por acaso...

domingo, 9 de outubro de 2011


Hoje parei pra pensar como a vida passa tão depressa.
Como  deixamos de aproveitar os bons momentos na espera dos melhores.
Sempre estou reclamando da minha vida,da minha situação financeira,da falta de amor e da falta de amigos.
No entanto nada faço para me satisfazer.Estou sempre culpando as pessoas pelos meus momentos ruins.
Nunca parei para imaginar, e se de repente o amanha já não existir mais pra mim.
Se todos os meus sonhos finalizarem aqui. O que eu fiz de melhor e importante que possa ficar marcado na vida das pessoas?
Como elas lembrarão de mim?
Que tipo de pessoa fui para elas?
Ontem não foi um dia muito agradável,terminei com meu namorado. Mesmo tendo orado bastante, ainda assim fiquei triste.Pois não era meu desejo que terminássemos.
Mas tive que entender que foi decisão de Deus, que foi melhor assim.
Só que hoje, foi tão divertido, durante todo o dia demonstrei em meu semblante felicidade. Uma coisa diferente,uma alegria natural,sem nenhum motivo especial,apenas a minha existência já é um motivo de grande alegria para mim.Uma satisfação que veio de dentro e que eu espero que continue comigo.
Se Deus nos deu a vida, é porque somos digno de toda honra e toda gloria.
Viemos a este mundo com um propósito,temos uma missão a cumprir aqui, e quando cumprirmos nossa tarefa ai chegará a hora que teremos que partir, e deixaremos saudades.
Temos que entender isso, somos anjos enviados por Deus para ajudar aos outros.
Precisamos plantar a semente do bem,da paz, do bem viver e entender que somos criatura de Deus.
Daqui não levaremos coisa alguma,apenas nossos atos.

Por isso,de hoje em diante,prometo ser mais confiante,mais feliz e mais humana.E alem de tudo isso, buscarei a compreensão para entender as coisas feitas por Deus. Porque ele nunca erra, ele sabe o que faz. E cabe a nós aceitar a decisão de Deus.
Agente colhe aquilo que semeia.
Não adianta fujir,esta é a realidade.Aprendi a aceitar com humildade as conseqüências de meus erros.E aprendi também que devo pensar muito antes de tomar qualquer decisão.
Estou aprendendo que não devo ter pressa. Ela é inimiga da perfeição.
Nossos sonhos até poderão se tornar realidade,mas isso depende muito da nossa força de vontade.
Aprendi também que só se aprende errando, e que burro não é quem erra, tolo é aquele que permanece no erro.
Então, a vida não se resume em coisas matérias, em sonhos realizados, só em momentos bons, só de vitórias, é preciso que haja também as dificuldades,as dores e o sofrimento.

As vezes penso ser a mais feliz de todas as pessoas, mas isso atrai inveja,   tem gente que odeia seu sorriso,seu ar de felicidade, porém você não precisa se importar com essa pessoa, apenas deseje que ela também possa se sentir bem,mesmo do jeito que ela for.

Então é isso,não sei de onde saíram tantas palavras, só sei que senti vontade de falar estas coisas que para mim são tão verdadeiras quando a própria verdade.
Que você possa refletir sobre sua vida,veja o que precisa ser mudado e comece agora mesmo a sua transformação,comece por dentro, pelo seu coração.Ore,chore,clame,se humilhe para Deus e verás o quanto se sentirás melhor.
Meu amigo,minha amiga,não tenho nenhuma religião, não me sinto digna do amor e perdão de Deus,mas ele me ama, sinto que Ele cuida de mim,mesmo quando não mereço.
E da mesma forma Ele também ama você e quer te ver bem.
Entrega tua vida ao Senhor e o mais ele fará. Creia nisso.
Um forte e carinhoso abraço.
Mary Alcantara