quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa sábado no Maranhão

SÃO LUÍS - O Maranhão inicia, neste sábado (18), a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto.

Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.

Em cada etapa, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de 640.579 crianças de zero a menores de cinco anos, em todo o Maranhão. São mais de 1.700 postos e 8.406 profissionais de saúde envolvidos. Na capital serão 360 postos e aproximadamente 2.500 pessoas envolvidas para imunizar aproximadamente 80.818 crianças menores de cinco anos. É importante levar a carteira de vacinação das crianças para atualização das doses aplicadas.

A coordenadora Estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria Helena Barros, informou que o Maranhão recebeu 933.800 doses e repassou para as regionais 793.188 doses para serem repassadas aos 217 municípios maranhenses. “As vacinas foram entregues no mês passado e fizemos a mobilização dos prefeitos, conselheiros e secretários de saúde para participar da campanha”. Todos os gestores também receberam avaliação das coberturas vacinais dos seus municípios.

Para as duas fases da campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A campanha de mídia da primeira fase começou a ser exibida no dia 12 de junho, em todo o país. A da segunda etapa começará em 7 de agosto.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

A polio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário